Translate

6 de janeiro de 2012

Lucas com quase 4 anos

É muito emocionante pensar que o meu filho já vai fazer 4 aninhos. O tempo passa tão rápido. Ontem ele ainda era um bebezinho, frágil, pequeno... Já dá para ter saudades. E agora, já está ficando um rapazinho rsrsrsrs Tenho que me policiar para não ficar fazendo "vozinhas" que eu fazia quando ele era bebê. Bem... Meu filho está crescendo e muito. Por isso a cada dia preciso trabalhar para que ele seja mais indepentente, trocar a roupa sozinho, tirar a roupa, tomar banho, comer, colocar os sapatos, amarrá-los, ir ao banheiro sozinho, entre outras. São coisas simples do dia a dia que vão ajudá-lo a evoluir. Não é fácil, pois é um exercício diário o qual já comecei há algum tempo. Repetição e muita conversa. Hoje ele já está tendo mais autonomia para colocar a sua roupa... Vai ao banheiro quando eu levo, mas ainda não pede ou vai sozinho. Tira os sapatos e tenta colocá-los. Tenta servir o seu suco. Serve a sua água no bebedouro... Enfim, tantas coisas, que para alguns pode ser bobeira, mas para uma criança dentro do espectro autista é um grande desafio e quando sobe um degrauzinho, UHUHUHUH QUE FELICIDADE!!!
Este ano ele teve progressos fantástico na linguagem, entendendo e olhando mais quando diz alguma palavra, inserindo uma comunicação e não apenas um replay do que ouviu. Hoje ele dá Tchau para todo mundo, chama "vem cá", pedi as coisas quando peço para que ele fale, diz "Sim", "Não", aponta o que quer de vez em quando, canta algumas músicas e outras palavras quando são solicitadas. Realmente é um exercício de paciência, pois com a ausência da fala surgem os gritos e o nervosismo. Já estou acostumada e ele já sabe que comigo esta maneira de comunicação não funciona, mas na rua a rotina de alguém fazer algum comentário é sempre a mesma: "Ele é sempre assim?", "Quantos anos ele tem?". Mas eu não me importo, ele é o meu filho amado e está aprendendo a lidar com o mundo da maneira que ele pode, se para nós já é difícil, imagine para ele. Eu sei que ele se esforça muito, por isso não cobro nada antes do seu tempo. Sei que os dias passam um de cada vez e isso vai sempre fazer a diferença, porque a cada dia teremos uma nova surpresa, tenho certeza que muitas serão maravilhosas e de repente algumas não serão tão boas, mas certamente serão suficiente para que possamos ajudá-lo a superá-las. Sempre juntos, para sempre.
Neste dia 10 de janeiro de 2012 espero que Deus abençoe meu filho e o cubra com um manto especial de muito amor, alegria e principamente saúde para que ele possa ter muitos e muitos anos de vida.
Creio de todo o coração que este ano será muito mais dinâmico e feliz do todos que ele já teve. Sinto muitas mudanças boas e espero ansiosamente em dividí-las com todos vocês.
Que Deus abençoe a todos!!!

Um comentário:

Maria Oliveira disse...

Felicidades pelos avances do Lucas. Emilio faz muito pouquinho que se ducha só, se veste e amarra os sapatos, up terminou de aprender amarrar os sapatos já tinha 7 anos e 3 meses. Assim que é como voce diz cada degrauzinho uma grande vitória , um grao de areia mais. Outra vez Felicidades.

 
Desenvolvido por MeteoraDesign.Blogspot.com | Contato