Translate

5 de outubro de 2010

O que é Terapia ABA?

Análise Comportamental Aplicada (ABA) é uma forma de tratamento do autismo, foram beneficiadas com o conceito de análise do comportamento. Especialistas em comportamento, entretanto, não são profissionais da ABA. Seu trabalho é completamente diferente: eles são levados como consultores para descobrir por que uma pessoa com autismo está se comportando de uma forma particular - e recomendar intervenções para mudar o comportamento indesejável. No passado, as intervenções podem ter incluído consequências negativas (punição), mas hoje, quase todos os especialistas concordam que a punição não só é moralmente errado, mas também, em grande parte, inútil.
            Quase todos no espectro do autismo têm pelo menos alguns comportamentos desafiadores.  Estas podem ir desde o estranho (fixação, flapping) à auto-prejudicial (bater a cabeça) para os verdadeiramente perigosos (bater, chutar, precipitando-se em trânsito).  Pessoas autistas podem também encontrar formas indesejáveis para evitar fazer aquilo que não queremos fazer: 
            O papel do especialista em comportamento é caminhar para uma definição, observar o ambiente, as atividades, e a pessoa em questão, para coletar dados, acalmar comportamentos difíceis, para sugerir mudanças adequadas e / ou intervenções. As intervenções podem variar de gráficos comportais com adesivos e prêmios motivacionais para mudanças em um ambiente que está criando uma sobrecarga sensorial ou frustrações desnecessárias.
             O conjunto positivo de ferramentas para gerenciar o comportamento pode melhorar os resultados e geralmente, tornam a vida mais fácil para todos. Na melhor das circunstâncias, pode ser relativamente simples para mudar uma situação para melhor. Mudanças na iluminação, a adição de uma programação visual, o tempo extra de aviso antes de transições e similares, pequenos ajustes podem melhorar consideravelmente a vida das pessoas do espectro do autismo.

Nenhum comentário:

 
Desenvolvido por MeteoraDesign.Blogspot.com | Contato