Translate

28 de junho de 2011

A importânica das brincadeiras sensoriais


PARA CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES :
Através dos nossos sistemas sensoriais percebemos o nosso corpo e todo o ambiente à nossa volta. Aprendemos a usar a visão, a audição, o paladar, o tato, o olfato, as sensações proprioceptivas (dão informações sobre o que os músculos estão fazendo, e como eles devem se movimentar) e vestibulares ( dão informações sobre o equilíbrio, postura, controle do estado de alerta, atenção e regulação emocional) para realizarmos nossas tarefas e atividades de vida diária.
As experiências e vivências sensoriais são "alimento" para o cérebro, que tem a função de "organizar as sensações do próprio corpo e do mundo, de forma a ser possível o uso eficiente do corpo no ambiente" (AYRES, 1972).
Por serem de fundamental importância, as experiências e vivências sensoriais devem fazer parte da rotina infantil e podem acontecer nos mais diversos ambientes: casa, escola, parques, clubes, etc.

Aí vão alguns exemplos de brincadeiras sensoriais :
Táteis: brincar com areia, água, terra, grama, argila, massinha,, brinquedos de consistências e texturas diferentes.
Visuais: brinquedos coloridos e com contrastes (ex: preto, branco; amarelo / preto).
Auditivos: brincar com instrumentos musicais, ouvir músicas de diferentes estilos, cantar.
Olfativos / gustativos: cheirar, provar e preparar alimentos com consistências e sabores variados ( líquido, pastoso ,sólido e doce, salgado, amargo ).
Proprioceptivos: brincadeiras que envolvem o uso de força ( puxar, carregar, amassar, lavar, esfregar ) . Ex de brincadeiras: cabo de guerra, carrinho de mão.
Vestibulares: brinquedos e atividades relacionadas com movimento: rodar, balançar, pular, correr. Os brinquedos de parque são uma boa oportunidade para vivenciar estes estímulos.

Estas e tantas outras brincadeiras sensoriais são base para os pensamentos e atos mais complexos que emergem através do brincar cotidiano, tornando-se fundamentais para o desenvolvimento infantil.

http://johannato.blogspot.com

3 comentários:

Maria disse...

Gracias!!! estou tentando estar mais tempo com Emilio e a vezes nao sei que fazer com o tempo que estamos juntos.
Beijos

Ana Giovanella disse...

Achei muito bom, peço permissão para postar no meu blog.
bjs de luz
Ana

Ana Giovanella disse...

Esse link pode te ajudar a entender um pouco mais sobre pessoas autistas. Traz compreensão do autismo na visão espiritual, vale a pena ler.
bjs de luz
Ana
www.novasenergias.net/kryon/humanevolution.html

 
Desenvolvido por MeteoraDesign.Blogspot.com | Contato